Campanha de 2020
Adultos utilizando a CSA
Profissionais que vivem a CSA
Famílias que usam a CSA
Webinar Mitos nos Atendimentos da CSA/CAA com a Pessoa com TEA
Crianças e adolescentes utilizando a CSA
Webinar Usos da Comunicação Alternativa no adulto
A SBFa apoia o manifesto da Associação Angelmann Brasil e é favorável à inclusão da disciplina “Comunicação Suplementar (Ampliada ou Aumentativa) e Alternativa” como obrigatória nos cursos de graduação em Fonoaudiologia.
A área da Comunicação Suplementar (Ampliada ou Aumentativa) e Alternativa é uma área de atuação inter e/ou transdisciplinar, mas cabe ao fonoaudiólogo orientar e coordenar a equipe de intervenção, famílias, escolas e demais ambientes em relação ao conteúdo necessário para a aquisição, o desenvolvimento e a reabilitação da linguagem das pessoas com necessidades complexas de comunicação, visando as competências linguísticas e comunicativas.
É uma área de conhecimento que necessita de formação inicial e continuada do fonoaudiólogo. Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é favorável à inclusão da disciplina “Comunicação Suplementar (Ampliada ou Aumentativa) e Alternativa” como obrigatória nos cursos de graduação em Fonoaudiologia, e apoia o manifesto liderado pela Associação Angelmann Brasil, ISAAC-BRASIL e demais grupos.
Pessoas com necessidades complexas de comunicação continuam tendo uma demanda de diálogo que pode acontecer por meio da comunicação alternativa.
Mas e quando estamos tratando de crianças e jovens? Qual é o papel das escolas e que parceria pode ser feita com a Fonoaudiologia para auxiliar neste processo?
Este é o assunto de um webinar unindo os Departamentos de Linguagem e Fono. Educacional. Esperamos vocês para somarem nesta conversa, que acontece hoje às 20h.
#PraCegoVer: arte quadrada com bordas pretas. Na parte superior do canto esquerdo, lê-se as palavras "fonoaudiologia educacional + linguagem" em letras nas cores lilás e laranja; na inferior, encontra-se o logo da SBFa em preto e branco. No centro da imagem há um quadrado branco onde são encontradas, em letras pretas, as seguintes informações: escola e comunicação alternativa: por que essa é uma parceria fundamental?". Abaixo, dentro de círculos brancos, estão as ilustrações de uma sala de aula, um ponto de interrogação e uma reunião de professores. A seguir, em letras pretas, lê-se "Arraste para o lado e venha descobrir mais sobre esse tema". Por fim, há uma legenda com as cores dos departamentos para identificação: lilás é Fonoaudiologia Educacional, enquanto o laranja é do Departamento de Linguagem